sexta-feira, 30 de outubro de 2015

"Em nome daqueles que não tem mais voz"


O mês de outubro se encerrou de uma forma emocionante em nossa Escola. Mais uma vez tivemos o privilégio de ter como palestrante Nanette Blitz Konig, ou D. Nanette, como é carinhosamente chamada.
Esse simpática senhora de 86 anos abordou com uma lucidez e delicadeza impressionantes sua história de vida. Vida esta que foi marcada por um dos mais impressionantes acontecimentos que a humanidade já viu: o Holocausto.
Após perder sua família imediata, tornar-se refugiada, passar por Konzentrationslager (os campos de concentração), conhecer Anne Frank, a autora do famoso e perturbador Diário (que narra os horrores do dia a dia do período da Segunda Guerra pelos olhos de uma menina de 13 anos), D. Nanette viveu na Inglaterra e emigrou para o Brasil. Casada, já mãe e avó, não deixou de contar sua história. Ela entende que sua sobrevivência tem uma razão muito clara: "Vou morrer lutando para que seres humanos não sofram nem percam sua dignidade como aconteceu com os judeus naquela época, como aconteceu comigo".




Convidada pela Professora Geovana (Sociologia), a holandesa foi recebida com entusiasmo pelos alunos e professores.
Confira as fotos do evento

D. Nanette rodeada pelo corpo docente 

Os alunos em volta de D. Nanette

Todos ansiosos pelo autografo do livro

Andresa (2ºG) tendo seu exemplar autografado

Livro de D. Nanette
Para a aluna Zelir Leal (2ºF), presidente do Grêmio a fala de D. Nanette foi importante porque "quando temos a oportunidade de estar na presença de alguém que esteve lá, que viveu e sobreviveu ao Holocausto, isso torna tudo muito mais próximo e verídico. Foi com certeza uma imensa honra estar na presença dessa grande heroína de guerra". 
Para o Professor Douglas (História) "não há aula melhor de história do que estar com a pessoa que foi testemunha, que milita contra a causa da intolerância".
A aluna Érika Batista (2ºD) ficou emocionada em poder conhecer D. Nanette e, embora tenha filmado toda a palestra, não conteve a emoção ao receber o autógrafo da sobrevivente.
Para o Professor Renatto (História) o evento foi "impressionante, não só pelo fator histórico, mas principalmente pelo caráter humano da fala de D. Nanette".
Em breve confira trechos da palestra de D. Nanette e mais opiniões de alunos e professores sobre o evento

Um comentário:

  1. Há muito o que dizer de toda esta experiência de vida pela qual todos nós passamos neste dia 29. Penso que pode ser a única em minha vida, e eu queria guardar cada instante para levar comigo. Cada relato uma emoção. Para mim, ao dizer: "Cada vez que liam a lista dos que tinham que partir, as pessoas ficavam desesperadas. Não queriam acreditar nos seus destinos." _ trecho em que Dª Nanette fala dos judeus em seu bairro, sendo listados para um transporte que os afastariam para sempre de suas casas e dos seus. São muitos padecimentos. É incalculável a dimensão do sofrimento do ser humano nesta Guerra. Isso me impressiona sempre.
    Uma observação quanto à postagem: a foto do alto. Talvez tenham conseguido a expressão no rosto, que mais se aproxima do sorriso dela mesma, na capa do livro.
    Obrigada dona Nanette, por estar conosco. Só Deus para lhe retribuir.

    ResponderExcluir