terça-feira, 6 de outubro de 2015

Fórum da Criança & Adolescente



No dia 01 ocorreu na sede do CAPS Infantil II Santo Amaro o Fórum Regional da Criança & Adolescente, importante atividade que reuniu cerca de 40 jovens da rede pública e particular da região. Do Ibrahim estiveram presentes membros do Grêmio Estudantil: Zelir (2ºF), Ralph (2ºD) e Matheus Soares (2ºG); e do projeto Reunindo Memórias, Construindo Histórias: Daiany, Débora, Isabela, Luiz Felipe, Luiz Guilherme, Geovana e Rafaela, todos do 1ºB.
Além dos representantes do Ibrahim e dos membros da Comissão do Fórum, estiveram presentes também diversos alunos da E.M.E.F. João Gualberto do Amaral Carvalho, funcionários da CAPS, representantes da subprefeitura de Santo Amaro e do Conselho Tutelar. 
A participação conjunta dos alunos do Ibrahim e João Gualberto se deve a parceria firmada entre o professor Renatto e a professora Joyce, ambos de História, que acompanharam os alunos.

Na reunião diversas questões foram levantadas, entre elas a questão da violência e do uso de drogas nas escolas, as dificuldades de formalização das organizações estudantis e a abertura das escolas ao público externo. O encontro foi marcado pelas discussões em torno da relação entre grêmios estudantis e gestão das escolas.





Para Lindinalva Franco, conselheira tutelar, esse tipo de atividade é essencial pois "cria multiplicadores de boas ações dentro das escolas".   
Já os professores Joyce e Renatto afirmam que o Fórum DCA é "um espaço único para que os alunos reconheçam seu papel enquanto sociedade e possam discutir sobre a realidade dos lugares que utilizam. Além de possibilitar o entendimento de que o ensino não ocorre apenas dentro dos muros da escola".
Todos os alunos receberam volumes do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) e as alunas uma cartilha desenvolvida para o público feminino, com diversas informações sobre saúde e legislação em defesa da mulher.



Dinâmica em grupo antes do início das discussões

A próxima reunião do Fórum será dia 20 de outubro e terá como sede a Subprefeitura de Santo Amaro. Como um dos temas da pauta os alunos do Ibrahim sugeriram as modificações pelas quais as escolas estaduais vão passar a partir de 2016, frisando a necessidade de convidar para as discussões representantes das Diretorias Regionais de Educação (Município) e Diretoria Regional de Ensino (Estado).

Nenhum comentário:

Postar um comentário