quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Prof. Araceli(Geografia) Turma 3º EM - FLUXOS MATERIAIS

FLUXO E REDES NO ESPAÇO GLOBALIZADO
Podemos dizer que a integração cada vez mais efetiva entre os espaços mundiais, promovida pelo avanço do processo de globalização, ao longo das últimas décadas, tem se caracterizado, pelo aumento dos fluxos (circulação) de mercadorias, informações, capitais e pessoas ao redor do globo. Esses fluxos que interligam os mais diferentes lugares do mundo circulam por um emaranhado de redes e sistemas de transportes e comunicações cada vez mais avançados e sofisticados do ponto de vista tecnológico.
Impulsionado pela melhoria dos transportes, assim como pela expansão das corporações multinacionais pelo mundo, o comércio internacional cresceu de maneira vertiginosa, aumentando os fluxos de matérias-primas e mercadorias, como gêneros agrícolas, recursos minerais e energéticos, bens manufaturados, entre países e continente. Apoiados no desenvolvimento tecnológico, os meios de transportes modernizaram e se tornaram muito mais eficientes. A capacidade de carga foi ampliada os custos logísticos diminuíram, provocando o barateamento do transporte em larga escala, que por sua vez também ampliou com a progressiva redução das tarifas alfandegárias em virtude da abertura das economias nacionais no mercado internacional.
Atualmente, mais da metade dos fluxos comerciais de mercadorias que circulam pelo mundo ocorre pelas vias oceânicas, a bordo de enormes navios especializados no transporte das mais diversas cargas (porta-contêineres,graneleiros,petroleiros). Apesar do custo mais elevado a participação da logística aérea nesses fluxos de mercadorias também vem aumentando, sobretudo no transporte de cargas que exigem maior rapidez e pontualidade, como perecíveis e encomendas rápidas. No que diz respeito ao transporte, o setor aéreo é o que melhor expressa p processo de globalização pelo fato de “encurtar” mais significativamente as distâncias.

FLUXOS DE INFORMAÇÕES
O desenvolvimento das mais avançadas tecnologias da informação ampliou o fluxo das informações ao redor do mundo.
A revolução tecnológica das últimas décadas vem criando uma complexa rede de telecomunicações (satélite artificiais, linhas telefônicas fixas e móvel, antenas parabólicas, rede sem fio, cabos de fibra ótica, cabos de transmissão submarina e etc) por meio das quais um volume colossal de informações, incluindo dados, textos e imagens, circula com grande rapidez, conectando o mais diferentes e distantes lugares do mundo.
Dada a velocidade com que essas informações viajam pelo ciberespaço, esses fluxos se tornou uma característica marcante da época atual. A internet, sem dúvida tem se tornado uma das melhores e mais eficientes formas de difusão da informação na atualidade.

FLUXO DE CAPITAL
É por meio dessa intrincada e complexa rede de comunicações mundial que também circulam os fluxos de capitais, aqueles que envolvem as transações econômicas realizadas de maneira contínua e ininterrupta no circulo financeiro (compra e venda de ações de empresas, títulos e moedas mais valorizadas no mercado).
Por intermédio dos investidores nesse mercado financeiro global, são necessários apenas alguns minutos para que grandes negócios, envolvendo cifras que chegam a centenas de milhões de dólares, sejam fechados em um país e abertos em outros.
A cada 24 horas, essas operações financeiras movimentam mais de dois trilhões de dólares no planeta. Grande parte desses fluxos de capitais ocorre por meio de operações financeiras negociadas nas principais bolsas de valores, principalmente nas grandes metrópoles de países desenvolvidos como as de Nova York(EUA), Frankfurt(Alemanha), Londres(Inglaterra), Milão(Itália), e Tóquio(Japão), embora existam outras importantes bolsas de valores em países subdesenvolvidos, especialmente nas economias emergentes como São Paulo(Brasil), Xangai(China), Seul(Coreia do Sul) e Jacarta(Indonésia).
Os fluxos financeiros que circulam pela economia mundial são formados tanto pela movimentação de capitais produtivos quanto especulativo.
E o que são fluxos de capitais produtivos?
São investimentos que se instalam no território de determinado país visando lucros com a produção e prestação de serviços, ou seja investimentos aplicados diretamente em atividas produtivas, como a instalação de industrias, supermercados, lojas, e etc . Ao se instalarem tende a manter certa relação ou envolvimento com esse território, pelo fato de que a chegada de um novo empreendimento pode interferir de forma direta no mercado de trabalho(geração de empregos), na arrecadação tributária(pagamento de impostos).
E o que são capitais especulativos?
São investimentos que buscam apenas vantagens imediatas (de curto prazo). Um exemplo disso é aquele dinheiro do exterior que entra na bolsa de valores num dia e sai logo em seguida, assim que as ações se valorizam dando altos lucros ao investidor.

FIM
Postado pela  Prof. Araceli - Geografia

Nenhum comentário:

Postar um comentário