sábado, 19 de março de 2016

Atividade para as turma dos 2ºEM A,B,C, e D 

Então antes de conhecer é preciso saber, o que é Território?

Fazer a leitura do texto e realizar as atividades, lembrando que os mapas do caderno do aluno das páginas 5, 6, 7, 8 e 9 irá ajudá-los para uma melhor compreensão. As respostas deverão ser entregues, não esquecendo de colocar o nome.

FORMAÇÃO  GEOECONÔMICA DO BRASIL

Está ligado ao processo de colonização, iniciado no século XVI quando os portugueses tomaram posse do Brasil e perdurou até o século XX. Foi a chamada economia colonial e nesse período ocorreu a implantação da COLONIZAÇÃO DE EXPLORAÇÃO.

A ECONOMIA E O TERRITÓRIO NO SÉCULO XVI .

A exploração do Pau-brasil foi a primeira atividade econômica  realizada pelos portugueses em território brasileiro . Sua extração foi fácil, pois o pau-brasil estava localizado nas florestas próximas ao  litoral.

A ECONOMIA NO SÉCULO XVII

A extração já não aparece como atividade econômica, mas ocorre uma expansão da área cultivada da cana-de-açúcar,  surge também atividades ligadas as drogas do sertão e a exploração do ouro.

DROGAS DO SERTÃO 
No período em que o Brasil foi colonizado, os portugueses verificaram na Amazônia a existência de uma grande variedade de recursos naturais que incluíam raízes, frutas e diversos tipos de plantas, com potencial culinário(canela, cravo, castanha, cacau e etc.) 

A ECONOMIA NO SÉCULO XVIII
A partir desse século, a economia passou por grandes transformações na Gênese econômica do território brasileiro. A atividade da exploração do ouro  é ampliada no século XVIII, nota-se um aumento no número de cidades e vilas, acompanhando os traçados dos eixos de transportes e do avanço da pecuária, além da atividade mineradora na área atual de Minas Gerais e outros estados.

ECONOMIA SÉCULO XIX 
A partir da leitura dos mapas é possível observar que a distribuição das atividades econômicas pelo território brasileiro é descontínua, há espaços vazios, como se fossem ilhas de atividades econômicas, isto é atividades econômicas isoladas entre si, surgindo a expressão "ARQUIPÉLAGOS ECONÔMICOS" isolados entre si.
Este padrão de ocupação do território nos ajuda a compreender as características atuais do território brasileiro, como as elevadas densidades demográficas nas áreas próximas ao litoral, a concentração fundiária e o poder político das elites locais.

ATIVIDADES
1- Descreva de que maneira a colonização portuguesa foi imposta sobre o território brasileiro e e como ela ficou denominada.
2 - Assinale a alternativa que identifique corretamente a área em que houve uma maior exploração do pau-brasil.
a) Litoral
b) Bacia Amazônica
c) Sudeste
d) Norte
3 - No século XVIII o governo português incorporou a maior parte da  Amazônia ao seu domínio e a ampliação dessa fronteira da colônia portuguesa deveu-se a:
a) Aos acordos políticos entre Portugal e França
b) As lutas de resistências das populações indígenas
c) A exploração e comercialização das Drogas do Sertão
d) As vendas das produções de café.
4 - Além de Minas Gerais,  em que outros locais foram encontrados ouro e diamante.
a) Fortaleza
b) Mato Grosso e Goiás
c) Maranhão
d) Portugal
5 - Na produção do espaço geoeconômico brasileiro, o período colonial foi marcado pela presença de:
a) Cidades com forte intercâmbio entre si
b) Espaço fragmentados em ilhas e "arquipélagos econômicos" voltados para o comércio com a metrópole.
c) Comandado por uma produção interna
d) Espaços com ampla integração com a colonia portuguesa onde o Brasil fortaleceu-se economicamente.
6 - Explique:
O significado da expressão "Espaços extrovertidos" 
                                            "Arquipélago econômico".
7 - Analisar o vídeo e fazer um resumo sobre o tema.
8 - Assistir os vídeos e fazer um breve relato.





 Postagem:  Professora Araceli - Geografia

Nenhum comentário:

Postar um comentário