quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Livros do Machado de Assis disponíveis gratuitamente


Dom Casmurro, Memórias Póstumas de Brás Cubas, Helena e diversos outros livros do escritor brasileiro Machado de Assis se encontram disponíveis no site http://machado.mec.gov.br/  mantido pelo Ministério da Educação (MEC).

Os Arquivos estão disponíveis para download gratuitamente.

terça-feira, 29 de setembro de 2015

domingo, 27 de setembro de 2015

Contando Histórias da Literatura


 O Projeto de literatura da Professora Cleide Campos, com os alunos dos 2º anos F e G, contemplaram importantes escritores brasileiros e da literatura estrangeira. A leitura de livros como Dom Casmurro , O cortiço, O Gato Preto propiciaram aos alunos contato com obras clássicas. Confira uma pequena parte da culminância do projeto.  


"Dizem por ai, mas não tenho certeza, que meu sorriso fica mais feliz quando te vejo, dizem também que meus olhos brilham, dizem também que é amor, mas isso sim é certeza."

Dom Casmurrro, Machado de Assis




Certa vez, quando, à meia- noite eu lia, débil, extenuado,

um livro antigo e singular, sobre doutrinas do passado,

meio dormindo - cabeceando - ouvi uns sons trêmulos, tais
como se leve, bem de leve, alguém batesse à minha porta.
É um visitante", murmurei, "que bate leve à minha porta.
Apenas isso, e nada mais."

Para se ser feliz até um certo ponto é preciso ter-se sofrido até esse mesmo ponto.
Edgar Allan Poe.


 “Eram cinco horas da manhã e o cortiço acordava, abrindo, não os olhos, mas a sua infinidade de portas e janelas alinhadas. Um acordar alegre
e farto de quem dormiu de uma assentada sete horas de chumbo.”
 Aluísio de Azevedo














Ficou com vontade de viajar nestes clássicos? Nos links abaixo é possível baixá-los gratuitamente. 
A Escrava Isaura.
Senhora 
A Moreninha
Memórias Póstumas de Brás Cubas 
Dom Casmurro

Cruz Vermelha nas Escolas

A filial do Estado de São Paulo da Cruz Vermelha Brasileira tem como uma de suas iniciativas o projeto "Cruz Vermelha nas Escolas". Entre os dias 23 e 24 de setembro nossa escola teve a oportunidade de receber Gustavo Ferreira, membro da Cruz Vermelha, que ministrou palestras para os alunos do Ensino Médio.
O objetivo das palestras é conscientizar os jovens quanto aos princípios institucionais da Cruz Vermelha, além de uma orientação direcionada ao mercado de trabalho. Cientes da relevância da Cruz Vermelha e de suas ações no mundo, a Direção, Coordenação e Grêmio Estudantil se esforçaram para garantir a colaboração com o projeto. 
Para os alunos do Ensino Médio a fala de Gustavo Ferreira possibilitou um contato maior com uma instituição de renome internacional e a resolução de inúmeros questionamentos referentes ao mercado de trabalho.
   
O palestrante Gustavo Ferreira





Conheça mais sobre a Cruz Vermelha em http://www.cvbsp.org.br/media/

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Entre Escolas

Privilegiando o protagonismo juvenil nossa escola aceitou, entusiasmada, a parceria com uma escola municipal da região. Proposta pela Professora Joyce (História), da E.M.E.F João Gualberto do Amaral Carvalho, a parceria visa o contanto entre os representantes de alunos das duas instituições. Ampliando as discussões sobre a importância das organizações estudantis e o seu papel na sociedade o Grêmio do Ibrahim esteve no João Gualberto no dia 25 de setembro, juntamente com o Professor Renatto (História), para participar do primeiro encontro dos grupos.
Das discussões várias ideias e possibilidades surgiram, entre elas destacamos a participação dos dois grupos no Fórum da Juventude, no dia 01 de outubro, e no Encontro das Organizações Estudantis do Município no dia 02 de outubro. Além, é claro, da colaboração de alunos de ambas em atividades promovidas nas duas escolas.

Professores Renatto e Joyce, junto com os alunos do Ibrahim e João Gualberto
Representando nosso Grêmio Matheus (2ºG), Ralph (2ºD) e Fernanda (1ºA)
A reunião, conduzida pelos alunos, foi finalizada com a clara certeza de que os alunos do Ibrahim e João Gualberto tem plena consciência de sua relevância na sociedade e que a possibilidade de um diálogo além dos muros da escola é concreta. Para os professores o protagonismo dos jovens é a prova de que o estímulo ao debate é essencial para a formação humana e deve ser cada vez mais apoiado pelas escolas.


 

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Vitrais

Os vitrais são obras de arte onde figuras são formadas a partir de pedaços de vidro coloridos, ou outros materiais semelhantes. A variedade de cores é marcante em oras deste tipo.  

Os trabalhos realizados pela professora Jô (artes)  e os alunos dos 6ºAnos, 7ºAnos,  8ºAnos e 9ºAnos do  EFAF, nos mostram um pouco desta arte. Confira!