sábado, 29 de agosto de 2015

Ibrahim Nobre e a Revolução de 32

Para marcar a semana do aniversário de fundação de nossa escola, Tiago Peggau, membro da Associação Veteranos de 32 - MMDC, foi convidado a ministrar uma palestra para os alunos do Ensino Médio.

A exposição de Peggau concentrou-se em um dos acontecimentos mais significativos da história paulista: a Revolução de 32. Passando pelos pontos mais importantes a palestra trouxe para alunos e professores uma interessante perspectiva do acontecimento. Além disso, destacou a participação do patrono da escola: conhecido como o Tribuno da Revolução Ibrahim Nobre teve um papel de destaque durante o episódio e deixou como legado, entre outros, um relevante poema chamado "Minha terra, minha pobre terra".








A palestra foi encerrada com a emocionante doação de um quadro do patrono pintado pela aluna Giovana Guelere (1º D) ao Diretor Prof. Éder Aguiar.

Diretor Éder, Giovana, Prof. Renatto e Tiago.

Ibrahim Nobre

O evento foi organizado pelo Prof. Renatto (História) e contou com o apoio da Profª Araceli (Geografia), Profª Regina (Inglês) e do Grêmio Estudantil. 

Conheça mais sobre o assunto clicando aqui







quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Cultura Brasileira - Pesquisa musical século XIX-XX

Exposição de pesquisa apresentada em seminário pelo 3ºD, com professor Douglas, consegue revelar em pequena amostra, obra-prima da música popular brasileira.


Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazareth, Pixinguinha, Vila-Lobos


quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Balcão da Cidadania

Os participantes do projeto "Reunindo Memórias, Construindo Histórias" e a presidente e vice-presidente do Grêmio Estudantil foram convidados para participar do Balcão da Cidadania, evento promovido pelo GAIA e que contou com a presença de autoridades públicas e sociedade civil.



Juntamente com o professor Renatto, responsável pelo projeto, os alunos do Ibrahim Nobre participaram das discussões sobre o bairro e ouviram as demandas dos moradores. Representando os alunos da escola, a presidente do Grêmio, Zelir Leal (2º F), também foi ouvida pelas autoridades - como pode ser assistido no vídeo abaixo.  

                       

A fala da presidente do Grêmio é um exemplo do protagonismo juvenil, que tem sido cada vez mais estimulado pela gestão da escola, e foi elogiada pela diretora do GAIA, Sônia Vicentini, e pelo subprefeito de Santo Amaro, Valderci Machado. 



Além das demandas da comunidade local, houve a leitura dos direitos e deveres dos cidadãos brasileiros, onde os alunos do Ibrahim destacaram a importância do coletivo, o respeito à identidade e a necessidade do diálogo.  

Maria Fernanda (1ºB)

A sociedade civil unida pelos seus direitos (alunos do Ibrahim e idosos do GAIA)

Luiz Guilherme (1ºB)

Luiz Felipe (1ºB)

Prof. Renatto, os alunos e o subprefeito de Santo Amaro, Valderci.

Atividades como esta são significativas formas de inserir os jovens na vida pública e possibilitam reflexões sobre a realidade do bairro onde moram e estudam. 
A Escola Ibrahim Nobre destaca a importância da parceria feita com o GAIA e reconhece o quanto é valoroso para os alunos a oportunidade de desempenhar sua cidadania. 

quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Sugestão de leitura: Eu sobrevivi ao Holocausto


Dica de Leitura da professora Geovana (sociologia). 

O livro da sobrevivente do holocausto e amiga de Annie Frank, Nanette Konig.

Em outubro, teremos o privilégio de assistir a uma palestra com a Nanette Konig na Escola Ibrahim Nobre.

Eu Sobrevivi ao Holocausto
imagem de: http://www.saraiva.com.br/eu-sobrevivi-ao-holocausto-8893756.html

Veja a resenha e mais informações sobre o livro.

quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Atividades realizadas na E.E. Ibrahim Nobre no primeiro semestre.

Confiram as atividades realizadas pelos alunos durante o primeiro semestre. 


Parabéns a todos os alunos e professores que se empenharam e mostraram que são capazes de realizar atividades diversas com qualidade! 

Vem muito mais por aí!! 


terça-feira, 4 de agosto de 2015

Reunindo Memórias, Construindo Histórias

O segundo semestre já começou com diversas atividades em nossa escola.

Hoje, dia 04 de agosto, teve início o projeto "Reunindo Memórias, Construindo Histórias". Coordenado pelo professor Renatto de História o projeto será desenvolvido por alunos do 1º ano B e conta com a parceria do GAIA - Grupo de Assistência ao Idoso, Infância e Adolescência, cujas representantes, Sônia e Célia abriram a primeira reunião na presença do diretor da Escola, prof. Éder, da profa. Renata, coordenadora do Ensino Médio e dos alunos Matheus Correia (2ºD) e Matheus Soares (2ºG) do Grêmio Estudantil.
projeto marca a reabertura da unidade escolar para a comunidade local. 




O objetivo do projeto é a coleta de relatos sobre a história do bairro, por meio das memórias de vida dos idosos, fotografias e documentos, que constituirão o acervo do Arquivo de História Local da E.E. Ibrahim Nobre. 
O convívio intergeracional que o projeto tenciona criar também possibilitara que noções de ética e cidadania sejam desenvolvidas. Permitirá também aos alunos perceber como é feita a construção do conhecimento histórico, a importância da memória coletiva, da história oral e principalmente a valorização do convívio entre as gerações. Aos idosos o projeto permitirá a possibilidade de ser o agente histórico, ser aquele que é, ao mesmo tempo, narrador e personagem da história.

Os alunos participantes do projeto são: Daiany Parizi Barbosa, Debora Ferreira de Melo, Geovana Torres Franca, Isabela Borges, Luiz Felipe Fructos, Luiz Guilherme, Maria Fernanda Souza, Rafaela de Lima e Victória Maria Correia Lins (1ºB).
   


Do lado esquerdo o Prof. Renatto, as Assistentes Sociais Sônia e Célia, os alunos Luiz Guilherme e Luiz Felipe. Do lado direito Matheus, Maria Fernanda, Daiany, Geovana e Victória.